terça-feira, 2 de março de 2010

Ata 3a Reunião Ordinária CIPA

ATA DA 3ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Aos vinte e cinco dias do mês de dezembro de dois mil e dez, com início às quatorze horas, no prédio da Reitoria, Rua Sete de Setembro, número um mil cento e cinqüenta e seis, 5º Andar, Porto Alegre/RS, realizou-se a reunião com os membros titulares e suplentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. A reunião foi presidida pela Presidente Cristina Maria Ostermann e contou com a presença dos demais membros: Márcia Nickelle Dornelles e Ana Cláudia Guske. A Presidente iniciou a reunião procedendo a análise da ata da reunião anterior para verificação dos assuntos pendentes e demais assuntos para serem tratados na reunião. Em primeiro lugar, observou que o representante da CIPA do pólo de Caxias do Sul, Denir, questionou através de e-mail se haveria possibilidade de pagamento de transporte e diárias para participação na reunião da CIPA. Todos concordaram que a presença dos representantes não era essencial para o andamento dos trabalhos, pelo menos para essa reunião, pois a CIPA constituída é do prédio (estabelecimento) da Reitoria, especificamente. Dessa forma, já havia tido o comprometimento dos membros da CIPA de enviar as informações por e-mail e divulga-las no blog da Comissão, e assim foi definido que continuarão sendo as comunicações. Ana Cláudia analisou os resultados do censo de ergonomia, ressaltando alguns números que chamaram a atenção, como o número de funcionários que dizem sentir dor. Então, sugeriu que a comissão fizesse uma documento endereçado ao Pró-Reitor de Administração com os resultados do censo e sugestões de ações, tais como troca das cadeiras atuais por cadeiras de acordo com as determinações relativas à ergonomia do ministério do trabalho, apoio para pés, apoio para punhos no mouse e teclado, teclados adequados (substituir os antigos com teclas duras por novos, que exigem menor esforço para digitação) troca dos mouses com roller por mouses ópticos, entre outras ações. Também iremos sugerir que seja contratado um profissional para ministrar ginástica laboral, inclusive nos Pólos do interior. Sobre isso, Cristina informou que leu no jornal que os servidores da CELIC fazem ginástica laboral, e irá entrar em contato com o órgão para verificar como foi feito a contratação do serviço (base legal). Cristina sugeriu também que o documento sirva como reforço da necessidade de se contratar o PCMSO, para acompanhamento das condições de saúde e possíveis agravamentos decorrentes do trabalho. Ana Cláudia ressaltou que no documento deve constar que a pesquisa não seguiu nenhuma metodologia, mas que os resultados servem como base empírica para as ações, e que o PCMSO irá auxiliar a termos esses dados mais exatos. Também sugeriu que fosse reforçado que o PCMSO é obrigatório na legislação. Cristina ficou responsável por redigir o documento e encaminhar aos demais membros para análise. Cristina apresentou sugestão de plano de trabalho da CIPA (em anexo), que foi aprovada por todos membros. Márcia questionou sobre as condições do prédio atual, pois um dos degraus da escada que dá acesso do térreo ao mezanino está quebrado, e ela mesma quase sofreu acidente por isso. Também informou que o piso do seu setor, o protocolo, está com muitos buracos no piso, com grande risco de queda e acidente aos empregados daquele setor e aos demais que freqüentam. Cristina opinou que acredita que a administração não irá tomar ações nesse momento para arrumar o que está necessitando de conserto devido à previsão de mudança em breve, e também porque o prédio é alugado. Porém sugeriu que a comissão resgate o processo de vistoria desse prédio, realizado em 2009, e que faça um fechamento do processo, colocando o que foi realizado e o que ficou pendente. Todos concordaram. Ana Cláudia ficou responsável por enviar o processo à CIPA para elaboração do fechamento. Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Cristina Maria Ostermann, Presidente, e pelos membros presentes.---------------------------------------------------------------------------------------------



Cristina Maria ostermann
Presidente


Márcia Nickelle Dornelles
Membro titular


Ana Cláudia Guske
Membro Suplente

3 comentários:

  1. El problema con las agendas es que son un poco pesadas entonces dificultad la lecture en su totalidad y es mejor hacerlas por partes.

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