quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Ata 2ª Reunião ordinária

Colegas!
Nos desculpem a demora, mas depois das férias, segue a ata da segunda reunião ordinária da CIPA.
Hoje (25/02) realizou-se a 3ª reunião, assim que a ata for escrita e aprovada pelos membros, será disponibilizada.
Abs

ATA DA 2ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL

Ao terceiro dia do mês de fevereiro de dois mil e dez, com início às dezesseis horas, no prédio da Reitoria, Rua Sete de Setembro, número um mil cento e cinqüenta e seis, 3º Andar, Porto Alegre/RS, realizou-se a reunião com os membros titulares e suplentes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. A reunião foi presidida pela Presidente Cristina Maria Ostermann e contou com a presença dos demais membros: Márcia Nickelle Dornelles e Ana Cláudia Guske. Ausente Fernanda Vieira Silva por motivo de férias. A Presidente iniciou a reunião ressaltando que a data da reunião ordinária foi modificada com a concordância de todos os membros do dia 28/01/2010 para a data de hoje devido ao volume de trabalho dos membros em suas atividades normais, aumentado devido às férias dos colegas de setor. Cristina expôs que entre os objetivos da CIPA está a elaboração do mapa de risco, do plano de trabalho para a gestão 2009/2010 e de vistorias e verificação das condições de trabalho e riscos de acidentes dos trabalhadores da UERGS que trabalham no prédio da Reitoria. Em relação ao mapa de riscos, todos os presentes concordaram que os mapas que foram elaborados na gestão passada estão atualizados, pois não houve modificações nos locais de trabalho que influenciassem nos riscos a que os trabalhadores estão expostos. Cristina sugeriu que após a mudança para o novo prédio, prevista para o decorrer do primeiro semestre deste ano, fosse feito novos mapas de riscos. Foi sugerido que fosse encaminhado uma correspondência ao Pró-Reitor de Administração propondo que os membros da Comissão realizem visita no novo prédio antes das reformas para elaboração de sugestões que possam ser incluídas no projeto de reforma. E que após a reforma fosse feita nova visita para verificação das futuras condições de trabalho, e se não haverá alguma situação de risco ou exposição dos trabalhadores. Todos os presentes concordaram com a sugestão. Em relação ao plano de trabalho, Cristina sugeriu que fosse considerado para elaboração do mesmo as ações que a Comissão quer realizar no ano, o planejamento da semana interna de prevenção de acidentes (SIPAT), o acompanhamento da mudança para o prédio novo e o planejamento da eleição dos membros para gestão 2010/2011. Houve concordância de todos, que sugeriram revisar os apontamentos da vistoria realizada no prédio em 2009. Cristina se responsabilizou em elaborar uma sugestão do plano para apresentar na próxima reunião. Márcia relatou que no setor de protocolo há várias tábuas de madeiras soltas no chão, ocasionando risco de acidentes aos trabalhadores do setor e demais trabalhadores que utilizam a sala. As tábuas seriam para a mudança de prédio. Cristina sugeriu que a CIPA enviasse pedido de informação à Assessoria de Projetos de Especiais sobre a destinação do material e solicitação para que ele seja guardado em local mais adequado. Houve concordância de todos. Cristina falou que a tabulação dos resultados do censo de ergonomia realizado em 2009 já está pronta, e que irá passar os dados por e-mail aos membros para discussão na próxima reunião e encaminhamento de ações. Ana Cláudia questionou se esses dados poderiam auxiliar na compra de mobiliário mais adequado do ponto de vista ergonômico, tais como cadeiras com braços e base para os pés. Cristina colocou que, na sua opinião, enquanto não houver medição do impacto da falta de condições ergonômicas dos postos de trabalho atuais, será difícil convencer à Administração de investir no assunto, pois não há controle nem dados sobre afastamentos ou absenteísmo devido à problemas físicos desenvolvidos ou agravados pela falta de condições ergonômicas. Ana Cláudia lembrou que dos dados do censo ergonômico pode-se fazer um relatório que sugira a implementação de ginástica laboral na UERGS também. Márcia questionou quando a UERGS terá um médico do trabalho cuidando da saúde dos trabalhadores. Cristina informou que o processo administrativo para contratação do PCMSO está em andamento, e que não foi encaminhado à CELIC em 2009 por falta de dotação orçamentária. O mesmo ocorreu com o processo para contratação da revisão do PPRA. Informou, também, que o DRH já enviou memorando ao setor de Compras solicitando o andamento dos processos, tendo em vista o início de novo ano, para previsão orçamentária desde já. Os membros comentaram que sem PCMSO, a UERGS não está cumprindo a Lei, e que a CIPA não pode, por falta desse documento, cumprir em pleno seus objetivos. Cristina sugeriu que a CIPA mande novo memorando ao Pró-Reitor de Administração expondo esse fato, de que a Comissão está impedida de exercer suas atividades em pleno devido à falta do PCMSO e da revisão do PPRA, e que dessa forma a Universidade não está cumprindo a Lei. Todos presentes concordaram com a sugestão. Em relação à integração da CIPA da reitoria com os representantes do pólos, Ana Cláudia sugeriu que as atas fossem enviadas por e-mail a todos representantes, assim como o calendário anual de reuniões ordinárias, e que as atas fossem publicadas no blog da CIPA. Todos presentes concordaram. Nada mais havendo a tratar, foi lavrada a presente ata, que vai assinada por mim, Cristina Maria Ostermann, Presidente, e pelos membros presentes.---------------------------------------------------------------------------------------------



Cristina Maria ostermann
Presidente


Márcia Nickelle Dornelles
Membro titular


Ana Cláudia Guske
Membro Suplente

Um comentário:

  1. Houve concordância de todos. Cristina falou que a tabulação embros comentaram que sem PCMSO, a UERGS não está cumprindo a Lei da vistoria realizada no prédio em 2009. Cristina se responsabilizou em elaborar uma sugestão do plano para apresentar na próxima reunião. 23jj

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